A Medicina Integrativa ganha ainda mais destaque na Veterinária. Técnica baseada na não administração de remédios é a solução para oferecer maior qualidade de vida ao animal

A medicina integrativa evolui a passos largos e conquista, cada vez mais, adeptos, por tratar todos os tipos de doenças com uma abordagem completamente diferente da terapia convencional: sem a prescrição/ administração de medicamentos alopáticos. O que a faz ser uma das áreas mais difundidas em todo o mundo, estando presente em mais de 60 centros universitários acadêmicos, seja humano ou veterinário, como: Harvard, Arizona, Massachusetts, Berlim, Barcelona, Saskatoon, Califórnia, entre outros.

Na Medicina Veterinária, a especialista Dra. Ana Catarina Valle recomenda o uso de terapias integrativas de forma a oferecer ao animal melhor qualidade de vida, visando tratar o paciente em seu todo: corpo e mente.

Assim, as terapias mais indicadas são: homeopatia, acupuntura, ozonioterapia, cromoterapia, saúde quântica, fitoterapia, alimentação natural, fisioterapia, laserterapia, hidroterapia, termoterapia, magnetoterapia, cinesioterapia e tratamento por shockwave.

Desse modo, com o uso de tais tratamentos pode-se enfatizar as relações entre o paciente, o proprietário e o médico veterinário, combinando as melhores terapias complementares, cuja segurança e eficácia tenham sido cientificamente provadas, melhorando a vida do animal como um todo.

No entanto, segundo a Veterinária Dra. Ana Catarina Valle, existem enfermidades em que não se deve alterar o tratamento pela alopatia, pois cada caso é um caso, e a parceria entre os profissionais se faz essencial. “Nestes casos, as terapias integrativas entram para oferecer suporte para o organismo. É o exemplo da hidroterapia, usada para auxiliar o tratamento de problemas articulares, cardíacos e obesidade”, conclui a médica.

Em breve, Brasília receberá o primeiro Centro de Medicina Veterinária Integrativa da cidade com o intuito de trazer ainda mais qualidade de vida aos animais, que hoje, já fazem parte da maioria dos lares na capital federal.

NaturalPet
Endereço: SHIN CA 10 Lote 1/4, loja 12 – Condomínio Bellagio – Lago Norte.
Telefone: 61-3711-9006/9662-9006
Atendimento das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados.

Fisiolife
Endereço: CCSW 06, lote 1, loja 16 – Edifício Sabrium Center – Sudoeste.
SQN 706/707 Bloco G, loja 29 – Asa Norte
Telefones: Asa Norte – 3037-3811/9 9912-1616
Sudoeste – 3344-5324
Atendimento das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados.

Da Redação | Foto Divulgação
Sugestões petmaniaredacao@gmail.com